Identidade/diversidade cultural no ciberespaço: práticas informacionais e de inclusão digital nas comunidade indígenas no Brasil

Alejandra Aguilar

Resumo


Apresenta o resultado de doutorado em Ciência de Informação, na linha de pesquisa Comunicação de Informação, que teve como objetivo geral identificar e analisar a relação entre identidade/diversidade cultural, tecnologias de informação e comunicação (TIC) e as práticas informacionais dos povos indígenas a partir dos programas de inclusão digital. Para tanto, foram escolhidas duas comunidades (Karirí Xocó- Pankararu, região do Nordeste), as quais já têm uma experiência no uso/acesso de Internet, sendo partes da rede Índios on line.
A intenção da pesquisa foi estabelecer o perfil dos usuários indígenas entrevistados, identificar fatores que dificultam o acesso á informação, identificar suas práticas informacionais e caracterizar as ações de inclusão digital do governo e outras entidades, em relação a populações indígenas. Os resultados obtidos revelam que as comunidades indígenas passam por um processo de informação e conhecimento no acesso/uso das TIC e que estão “descobrindo” as vantagens que podem ter estes instrumentos, para o fortalecimento, promoção e difusão da sua cultura e identidade étnica. Porém, ainda é muito limitada à disponibilidade física de equipamentos, o que restringe sua real inclusão digital (a mais básica). Faz-se necessário que as políticas públicas de inclusão digital disponham de mais recursos destinados a este segmento da sociedade, para ampliar a disseminação de tecnologias, complementadas com medidas de alfabetização de informação específicas para este tipo de usuários.

Palavras-chave


Sociedade da informação. Inclusão digital. Tecnologias de Informação e Comunicação ─ TIC. Práticas informacionais. Povos indígenas.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários



Informação & Sociedade: Estudos - ISSN: 1809-4783