A TV digital interativa: uma oportunidade para a socialização do conhecimento

Edilson Ferneda, Flávio Fonte-Boa, Luiza Beth Nunes Alonso

Resumo


O Brasil vive atualmente uma transição da difusão e recepção analógica de conteúdo de TV aberta para a difusão e recepção digital. Isso implica em uma transmutação da lineariedade unidirecional analógica para a plasticidade do conteúdo digital e suas possibilidades interativas. Esse é um momento oportuno para se refletir sobre o uso dessa nova TV Digital Interativa (DTVi) como meio de promoção do conhecimento para inclusão social, compondo-se como um novo e relevante interveniente na educação de massa e na formação da cidadania. As estimativas para o futuro merca-do da DTVi no Brasil são promissoras, contrapondo a carência da difusão de conheci-mentos na formação do brasileiro e a condição de distanciamento digital de boa parte de seus telespectadores. Leva igualmente ao perigo da revolução do suporte tecnoló-gico para a promoção da sociedade do conhecimento fazer daqueles que não se va-lem das relações sociais por ela mediadas, segmentos sociais excluídos de sua dinâ-mica e, consequentemente, telespectadores incapazes de se transmutarem em usuá-rios de DTVi ativos, os distanciando de seus benefícios. Meios digitais de grande po-tencial educativo são negligenciados a grande parte da população, tendo em vista que países – e pessoas – pobres diferem dos ricos não apenas por disporem de menos capital, mas por disporem de menos meios e estímulos para a produção, compartilha-mento ou acesso ao conhecimento. Este artigo exorta para que a convergência das novas tecnologias de multimídia e telemática sejam adequadamente aplicadas à me-diação do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a universalização das oportunidades de crescimento intelectual, requerido para os cidadãos que pretendem adentrar e se manter na sociedade do conhecimento. Assim como nos primórdios da mídia de massa, a sociedade tem a oportunidade de universalizar redes interativas de livre escolha de conteúdos, socializando assim o estímulo ao conhecimento, em prol do desenvolvimento social.

Palavras-chave


TV Digital; Sociedade do Conhecimento; interatividade; DVTi

Texto completo:

PDF



Informação & Sociedade: Estudos - ISSN: 1809-4783