Inovação no Ensino da Biblioteconomia no Brasil: implantação do Bacharelado na Modalidade de Educação a Distância

Mariza Russo

Resumo


Analisa a abordagem inovadora no ensino de graduação em Biblioteconomia, com o surgimento dos cursos ofertados na modalidade a distância, no Brasil. Discute conceitos de Educação a Distância e sua inserção nas atividades de ensino no país. Descreve iniciativas de cursos já implantados nessa área, com foco na implementação do curso projetado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia, o qual conta com o aporte logístico da Universidade Aberta do Brasil.  Menciona a situação da oferta dos cursos presenciais no país, concentrada nas grandes capitais, enfatizando a necessidade de expandir a formação de bibliotecários para atender às demandas de profissionais nos postos de informação, principalmente nas cidades interioranas. Relata as etapas planejadas para o projeto do Conselho Federal de Biblioteconomia e da Universidade Aberta do Brasil, que conta com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no suporte ao gerenciamento da preparação do material didático para a oferta do curso pelas Instituições Públicas de Ensino. Aponta essa mudança no ensino da área como uma inovação incremental, a qual está transformando radicalmente a formação de bibliotecários.


Palavras-chave


Ensino da Biblioteconomia – Brasil. Biblioteconomia-Educação a distância. Inovações em Biblioteconomia.

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Informação & Sociedade: Estudos - ISSN: 1809-4783