Conhecimento como recurso estratégico em uma instituição de ensino superior: uma análise sob a ótica dos professores

Ana Carolina de Lucena Christiano, Cláudia Fabiana Gohr, Maria de Lourdes Barreto Gomes

Resumo


Este artigo analisa, sob a ótica dos professores de uma instituição de educação superior privada, se o conhecimento é considerado um recurso estratégico e fonte de vantagem competitiva. Para tanto, serão utilizadas como perspectivas teóricas de análise a gestão do conhecimento e a visão baseada em recursos. O trabalho é caracterizado como uma pesquisa aplicada e de caráter descritivo que adotou uma abordagem predominantemente qualitativa para a análise de dados. Para o alcance do objetivo foi realizado um estudo de caso sendo utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada e questionários. Foi possível constatar por meio da pesquisa de campo que a maior parte dos professores avaliam os recursos relacionados ao conhecimento como geradores de paridade competitiva perante a concorrência, pois o classificam como valorosos. Dessa forma, verificou-se que os aspectos relacionados à socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento convertem-se apenas parcialmente para a vantagem competitiva sustentável da organização estudada.


Palavras-chave


Gestão do Conhecimento; Visão Baseada em Recursos; Vantagem Competitiva

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Informação & Sociedade: Estudos - ISSN: 1809-4783