A práxis acadêmica de inovação sob a ótica das competências em informação

Thais Elaine Vick, Marcelo Seido Nagano

Resumo


O objetivo deste estudo é investigar como as competências em informação (CI) influenciam o trabalho de equipes acadêmicas de projetos de inovação, enquanto estas criam conhecimento. Para compor o estudo, foram selecionadas 20 equipes de projetos pertencentes ao Programa Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no Brasil. Através da análise de conteúdo categorial, são analisados atributos da CI e possíveis relações com os modos de conversão de conhecimento. A escolha deste tema justifica-se pela carência de pesquisas empíricas com tratamento especial para cada modo específico de conversão do conhecimento, bem como pelo fato de que a chave para compreender os sucessos e falhas na criação de conhecimento por equipes de inovação é a identificação e avaliação de condições prévias, necessárias para que o esforço prospere. Dentre os principais resultados, destaca-se a estreita ligação entre a CI e a combinação de conhecimento pelas equipes inovadoras.

Palavras-chave


Competência Informacional; Criação de Conhecimento; Equipes de Inovação

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Informação & Sociedade: Estudos - ISSN: 1809-4783