Conteúdos temáticos como subsídios para indicação de colaboração na Ciência da Informação: PPGCI/UNESP e PPGCI/UFPB em evidência

Emeide Nóbrega Duarte

Resumo


A colaboração científica oferece uma fonte de apoio para melhorar o resultado e maximizar o potencial do conhecimento científico e de sua produção. Quando mediada pelas redes em conexão humana, levam ao crescimento, ao compartilhamento, ao desenvolvimento e à inovação. Esta pesquisa busca identificar os docentes que são credenciados nas linhas de pesquisa “Ética, gestão e políticas de informação” (PPGCI/UFPB) e “Gestão, mediação e uso da informação” (PPGCI/UNESP), caracterizar a produção científica quanto aos temas e propor a formação de grupos por temas específicos de atuação dos docentes. As análises de conteúdo e de redes sociais possibilitaram identificar pesquisadores que atuam em temas comuns e propor uma relação social para colaboração. Caracteriza-se, quanto ao delineamento, como um estudo exploratório e descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa do tipo documental. Os dados foram coletados nos currículos Lattes dos docentes referentes a 2005/2010. As propostas para a formação das redes interorganizacionais por temas específicos de atuação dos docentes foram apresentadas. Através da análise de redes, podem-se verificar as múltiplas conexões possíveis e suas reações em cadeia, que poderão acontecer entre os pesquisadores das linhas “Gestão, mediação e uso da informação” do PPGCI/UNESP e “Ética, gestão e políticas de informação” do PPGCI/UFPB.

Palavras-chave


Produção científica. Análise de redes sociais. Ciência da Informação.

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Informação & Sociedade: Estudos - ISSN: 1809-4783