A função designer de informação na área da Comunicação Social

Maria Elizabeth Horn Pepulim, Tarcisio Vanzin, Vania Ribas Ulbricht, Francisco Antonio Pereira Fialho

Resumo


Este artigo trata da problemática relativa à efetividade prática da função designer da informação na área da comunicação social. Objetivando fornecer um caráter empírico a ele foi realizada uma pesquisa de campo com sessenta e um profissionais da referida área, além da revisão bibliográfica. A falta de rigidez quanto ao desenho amostral deveu-se ao fato de não haver pretensões de generalização. Visando a fluidez do raciocínio proposto, o texto foi disposto da seguinte forma, primeiramente se discorreu sobre o que é informação e sobre informação relevante, a seguir foi contextualizada a comunicação social e apresentadas algumas considerações sobre o design da informação e sobre o designer da informação, bem como um breve relato da procedência desta especialidade. Na sequência foram relatadas a metodologia adotada, o resultado da revisão bibliográfica e da pesquisa realizada junto aos profissionais e por fim as considerações resultantes deste conjunto de procedimentos que indicam principalmente, uma falta de coesão entre a realidade do mercado de trabalho e a proposta da academia no que concerne ao papel do designer da informação no mercado.

Palavras-chave


Design da informação; Designer da informação; Designer da informação no mercado da comunicação social; Comunicação social.

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Informação & Sociedade: Estudos - ISSN: 1809-4783